Serviço de atendimento e consulta (SAC)

Quem pode participar do estudo SMILE?

Pessoas que podem participar do SMILE devem:

  • Ter pelo menos 18 anos de idade;
  • Estar vivendo atualmente no Brasil, Quênia ou Vietnã;
  • Ter acesso a um computador ou celular/tablet, e estar apta a completar a pesquisa online;
  • Ser uma minoria sexual ou de gênero. Por “minoria sexual ou de gênero” a gente quer dizer qualquer um que:
    • Sente atração romântica ou sexual por outras pessoas do seu mesmo gênero/sexo, ou
    • Sente atração romântica ou sexual por pessoas dos dois ou todos os gêneros/sexos; ou
    • Se identifica como assexual - O que signifca, você não sente nenhuma atração romântica ou sexual em relação a outros; ou
    • Se identifica como um gênero que é diferente do seu gênero/sexo atribuido ao nascer; ou
    • Se identifica como não-binário ou gênero-fluído que é, nem masculino ou feminino, ou as vezes masculino e as vezes feminino; ou
    • É intersexo ou tem condições intersexuais.

Minha membra familiar/ amiga (o) é uma minoria sexual e/ou de gênero. Posso participar no estudo em função delas (o)?

Não, todos os participantes devem completar a pesquisa baseado em suas próprias experiências, e não respondendo em função de outra pessoa. Você é bem vinda para compartilhar informações sobre o estudo com os membros de sua família / amigos e encorajá-los a realizar a pesquisa!


Quanto tempo leva a pesquisa?

A pesquisa pode levar um mínimo de 15 - 20 minutos, dependendo de quão rapidamente você complete as perguntas. Existe também um formulário online de consentimento, o qual levará pelo menos 10-15 minutos.


Eu serei paga para completar a pesquisa?

Não, você não receberá pagamento para completar a pesquisa online. Este é um estudo voluntário e a gente espera por pessoas que queiram compartilhar as experiências conosco, para que suas vozes e necessidades sejam ouvidas.

No futuro, alguns participantes que já tenham completado a pesquisa podem ser contactados novamente e oferecidos a oportunidade de realizar pesquisas adicionais e/ou colaborar com o recrutamento de outros participantes. Se você for re-contactada, você deve estar disposta a receber pequenos pagamentos (entre R$6 - R$30).


Eu não tenho acesso a um computador, e eu não tenho um dispositivo com internet disponível como um telefone/tablet. Eu posso realizar a pesquisa presencialmente ou preencher através de uma chamada de telefone?

Desculpe, neste momento todos os participantes devem usar um dispositivo com internet disponível como um computador, telefone, ou tablet para completar a pesquisa. No futuro, poderemos ter outras oportunidades de participação no estudo ( tais como responder entrevistas individuais ou se juntar a um grupo focal); nos publicaremos essas oportunidades na página do estudo, então fique atenta regularmente para esse tipo de comunicado.


Como os dados do meu estudo são protegidos?

Nós entendemos que muitas minorias sexuais e de gênero passam por discriminação, estigmatização e também violência. Por estes motivos, e para ajudar proteger você e sua confidencialidade, SMILE nunca vai pedir por seu nome.

No entanto, para que possamos contatar-lhe para pesquisas futuras nós iremos pedir por um número de telefone e endereço de e-mail, o qual estará arquivado separadamente das suas respostas de pesquisa. Informações de contato serão mantidas em privado e não serão compartilhadas com ninguém de fora do projeto, e suas informações de contato não serão diretamente ligadas a suas respostas na pesquisa,

Quando as informações deste estudo forem apresentadas em reuniões científicas ou publicadas em periódicos de pesquisa, as identidades de participantes individuais não serão reveladas. Cuidados especiais serão tomados para proteger a privacidade dos participantes para que outros pesquisadores possam analisar os dados da pesquisa: qualquer informação pessoal que possa identificar indivíduos será removida ou alterada antes dos arquivos do estudo serem compartilhados com outros pesquisadores.


Porque eu deveria participar nesta pesquisa, se o estudo SMILE não me providenciará nenhum benefício?

Boa questão! Aqui está porque a gente realmente espera que você seja generosa o bastante para passar um tempo realizando a pesquisa e compartilhando suas experiências conosco.

A maioria das pesquisas atuais que tratam sobre minorias sexuais e de gênero foram conduzidas em países super ricos, como os Estados Unidos e países do Oeste Europeu. Pouquíssimos estudos foram realizados em outros países como o Brasil, Quênia e Vietnã. No passado, a maioria das pesquisas envolvendo minorias sexuais e de gênero foram:

  • a) baixa - escala (envolvendo apenas um país, ou algumas centenas de participantes); ou
  • b) focadas em HIV ou comportamentos de risco para o HIV, ou outras condições de saúde; ou
  • c) focadas em apenas populações específicas (como por exemplo homens que fazem sexo com homens, ou mulheres transgêneras) enquanto exclui outros grupos.

No estudo SMILE, nós queremos aprender sobre a saúde, e sobre bem estar mental e emocional, e experiências de vida de todas as minorias sexuais e de gênero (cerca de 10,000) de três diferentes países. Nosso objetivo é coletar dados para compreender como políticas públicas, programas e serviços podem ser melhorados ou adaptados para ajudar no suporte de minorias sexuais e de gênero vivendo em seu país.


Como os resultados do estudo serão comunicados?

Resultados e achados sobre o estudo começarão a estar disponíveis quando todos os participantes estiverem cadastrados e completado a pesquisa (a previsão mínima é para o fim de 2022). Resumos dos dados de pesquisa serão postados aqui na página do SMILES, juntamente com os links para todas as publicações do estudo.

Os pesquisadores do estudo estão comprometidos em publicar apenas em periódicos de acesso livre, periódicos que qualquer um (participantes, pesquisadores, fazedores de políticas, e membros do público) podem acessar de graça. Publicações completas estarão disponíveis apenas em Inglês; no entanto, nós vamos deixar acordado que os resumos dos resultados também serão disponibilizados em Portugues, Kiswahili, e Vietnamita.

Membros das equipes de pesquisa (FIOCRUZ no Brasil, Ace Africa no Quênia, e LIFE Centre no Vietnã) também trabalharão para disseminar e comunicar apontamentos para as comunidades dos comitês de aconselhamento local e investidores locais assim que estiverem disponíveis.


Ajuda! Eu comecei a realizar a pesquisa, mas algo aconteceu e a página fechou / congelou / e eu não finalizei a pesquisa. O que eu devo fazer?

Por favor veja nossa página “Resolvendo problemas” para problemas comuns de pesquisa e resoluções.


Com quem eu posso entrar em contato para perguntas?

Se você tem alguma pergunta sobre o estudo da pesquisa, ou se você precisar de ajuda com a pesquisa, por favor veja a página “ Fale conosco” para informações de contato.