Glossário

Afirmação de gênero: O processo em que a identidade de gênero de alguém é reconhecido ou validade, seja por sí ou por outros.

Agênero: Se refere a uma pessoa que não se identifica com um gênero em particular.

Aliada (o): Se refere a qualquer um que apoia abertamente a comunidade LGBTI +.

Assexual: Não atraída (o) romanticamente ou sexualmente por pessoas de nenhum gênero.

Bissexual: Uma pessoa que é atraída romanticamente ou sexualmente por mais de um gênero. Algumas vezes pode ser pansexual.

Cirurgia de afirmação de gênero: O processo em que uma pessoa transgênera passa por procedimentos cirúrgicos para mudar sua aparência fisica e/ou sua anatomia sexual existente para redesignar de acordo com o gênero que se identifica (por exemplo, cirurgia de reconstrução facial, peito, e cirurgias nas genitálias).

Cisgênero: Se refere a uma pessoa que sua identidade de gênero é compatível com seu sexo designado ao nascer (se identifica como mulher e foi designada com sexo feminino no nascimento, OU se identifica como homem e foi designado com sexo masculino ao nascer). Geralmente pensado como não transgênero.

"Fora do armário”: Se refere a alguem que aceita sua orientação sexual ou identidade de gênero, e compartilha esta identidade com outros.

Gay: Um homem que é romanticamente ou sexualmente atraído por outros homens. Homens e pessoas não-binárias podem usar este termo para se descreverem.

Gênero que você expressa: Os modos como uma pesoa expressa sua identidade de gênero (tipicamente associados tanto em ser masculino quanto feminino) atraves de vestimentas, papéis sociais, trejeitos, etc.

Heterossexual ou Hétero: Uma pessoa que é atraída romanticamente ou sexualmente pelo sexo ou gênero oposto.

Homem transgênero: Se refere a uma pessoa que se identifica como um homem e foi designado com sexo feminino ao nascer.

Homens que são atraídos por outros homens: Refere-se a homens-identificados que são atraídos (romanticamente ou sexualmente) por outros homens identificados.

Homossexual: Uma pessoa que é atraída romanticamente ou sexualmente por membros do mesmo gênero. Homens, mulheres e pessoas não-binárias podem usar esse termo para se descreverem.

Identidade de gênero: Se refere a auto definição de alguém como masculino, feminino, um misto dos dois ou nenhum deles - como indivíduos percebem eles mesmos e como eles se chamam. O gênero desse alguém pode ser o mesmo ou diferente do que foi designado ao nascer.

Intersexo: Um termo geral que é usado para descrever pessoas que nasceram com genitálias, orgãos reprodutivos, e/ou padrôes de cromossomos que não se encaixam nas definições típicas de feminino e masculino.

Lésbica: Uma mulher que é atraida (romanticamente ou sexualmente) por outras mulheres. Mulheres e pessoas não-binárias podem usar esse termo para se descreverem.

LGBTI+: Um acrônimo para "lésbicas, gays, bissexuais, transgênero, intersexo, e mais" com um sinal "+" que reconhece as ilimitadas orientações sexuais e idenditades de gênero usadas por membros da comunidade.

Minorias de gênero ou sexuais (MGS): Um modo adicional de se referir a comunidade LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexo, e mais).

Mulher transgênera: Se refere a uma pessoa que se identifica como mulher e foi designada com sexo masculino ao nascer.

Mulheres que são atraídas por outras mulheres: Se refere a uma pessoa identificada-feminina que é atraída (romanticamente ou sexualmente) por outras pessoas identificadas-femininas.

Não-binário individuo: Se refere a uma pessoa que não se identifica exclusivamente como um homem ou uma mulher. Pessoas não-binárias pode se identificar tanto sendo ao mesmo tempo homem e mulher, algo entre, ou algo fora destas categorias binárias de gênero.

 Orientação sexual: Refere-se a atração sexual ou romântica de alguém por outras (o).

Pansexual: Uma pessoa que é romanticamente e sexualmente atraida por pessoas de qualquer gênero. Algumas vezes se intercambiam com bissexuais.

Pessoa questionadora da própria identidade ou gênero: Se refere a uma pessoa que está explorando a sua identidade de gênero.

Queer: Um termo usado as vezes e geralmente entre muitas minorias de gênero e sexuais, incluido aquelas que não se identificam como heterossexuais e pessoas que tem identidade de gênero não-binárias. Queer é usado também as vezes para descrever identidades e orientações sexuais que se diferem do mais comum. Este termo era utilizado anteriormente como um termo ofensivo, mas foi conclamado por algumas pessoas do movimento LGBTI+.

Questionando a sua orientação sexual: Refere-se a uma pessoa que está explorando sua orientação sexual.

Sexo designado no nascimento: O sexo (masculino, feminino, ou intersexo) que um médico profissional usa para descrever uma criança ao nascer baseado em sua anatomia externa.

Transgênero: Se refere a uma pessoa que se identifica com um gênero que se difere do sexo designado ao nascer.

Transição de gênero: O processo em que alguem muda sua aparência exter pra que se adeque o mais próximo de sua identidade de gênero. Transição paraece ser diferente para cada pessoa, mas pode envolver modificação das escolhas em vestuário, estilo de cabelo, uso de cosméticos, padrões vocais, comportamentos, e trejeitos. Para alguns, pode envolver procedimentos médicos. Nem toda pessoa transgênera tem o objetivo de transicionar, e nunca deve ser presumido que uma pessoa deseja transição médica.

Tratamento de afirmação de gênero: Se refere a cuidado em saúde que reconhece a diversidade de identidades de gênero e dão assistência a idivíduos em definir, explorar, e preencher suas identidades de gênero (por exemplo, um médico que usa o nome escolhido de um (a) paciente de maneira correta ou prescreve terapia hormonal para um (a) paciente transgênero).